sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mortalidade

Já que o papo agora é so virtual, temos que nos contentar com essa eventualidade!
~Primeira coisa importante, "estatística é igual a biquíni, o mais importante eles cobrem"...
A gente tem que ler essas reportagens com muita cautela, certamente apenas o NÚMERO de mortes em um determinado lugar não é a única coisa a ser levada em conta, têm outras questões:
Primeiro, no Brasil se mata mais de arma branca que de fogo, isso eu soube recentemente, fiquei impressionado,mas....
Segundo, Em Recife, capital mundial da violência contra a mulher,boa parte dessas mortes são por causas de briga de amantes etc....
Terceiro, essa mortalidade de muita cidades ditas "segura", Maceió é uma delas, tá muito voltada pra o tráfico de drogas e entorpecentes, entre outras questões. Essa mortes têm que ser levadas em conta,mas não esse tipo de mortalidade que assusta a população, é outra.
Por exemplo, na minha cidade natalnão tem nenhuma pessoas conhecida de amigo ou colega etc.. que tenha sido morto ou baleado, aqui no Rio isso é muito frequente, a nortalidade aqui é a qualquer hora e lugar e não tem ligação com nada nem com coisa nenhuma, diferente desses outros lugares.
Não quero com isso defender x ou y, até porque, a segurança da cidade é feita pelo governo do estado , e em Minas é do PSDB.O que a gente tem que fazer é tentar ler melhor essas estatísticas,levar em conta certas mortes do tipo: traficante de maconha no polígono da maconha em Pernambuco, marido que foi traído e mata a mulher de facada, bandido do rio que é morto em troca de tiros com a polícia etc... essa mortalidade não vai reduzir, e a mortalidade que a gente se encontra exposto não é essa.
Isso não é discriminação,é fato, sempre se matou muito no Nordeste por facada, sempre, mas não era contabilizado por não fazer parte do dia a dia das pessoas comuns, não se tinha o medo da morte que tem aqui no Rio,tipo indo peloa alto da boa vista em 31 de dezembro e tomar 6 tiros.
Garanto a vcs ,por experiência própia, que esses outros lugares não tem os atrativos do Rio,mas também não tem a sua insegurança, ou vc acha que São Paulo é mais seguro de se sair a noite do que Florianópolis? tá na estatística......ok?

Nenhum comentário:

Barra Conexions

Barra conexions é um blog para a publicação de qualquer coisa que gente quiser. A gente significa os 3 malucos que se encontram (pelo menos foi assim em 2007)na Barra, bebem vinho e jogam conversa fora.