quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Cotas é para gente sem dignidade!

Tive a imensa alegria essa semana de saber que meu cumpadre passou para UERJ. E passou sem recorrer às cotas racistas! Teve o peito de provar pra si mesmo e pro mundo que, apesar de pobre, morando na Zona Oeste, negro, com filhos, contas, trinta e tantos anos nas costas - em suma - um fudido como eu e muitos dos meus amigos e parentes; não recorreu a esse subterfúgio calhorda de cotas. Seu depoimento é pra mim uma demonstração do quanto a dignidade está em baixa, num mundo onde negros defendem cotas como a única solução para entrarem nas UNIPUBs, ao invés de tomar vergonha na cara e estudar.


Ele fez segredo de sua inscrição até a última hora. Quando viu que foi classificado (em oitavo lugar e no primeiro semestre! SEM COTAS!) procurou seus documentos pra fazer a matricula. Ele descreveu a diferença de tratamento entre os cotistas e não cotistas desde a entrada. Pros cotistas as exigências de documentos "sociais" (declarações de miséria, titulo de pobreza, comprovante de inferioridade social, etc.) são, no mínimo constragedoras, e nenhuma pessoa digna deveria se apresentar a uma instituição para cursar uma faculdade carregando debaixo do braço um monte de declarações do quanto se é desqualificado e inadequado.


Fico feliz que ele tenha sentido não só incomodo com a situação dos cotistas, mas também um certo conforto e orgulho de ter marcado um enorme NÃO na hora de se declarar cotista. Esse orgulho, essa sensação de bem estar ao se assumir como candidato que vai competir de igual para igual evai definir o mérito como parâmetro de ocmpetência e merecimento, isso se chama dignidade. Isso é uma herança rara nas famílias negras do Brasil, e certamente é coisa que não se encontra na alma de um cotista.


É importante ter essas confirmações no meu clã de que competência e esforço, mesmo se não são recompensados, são o caminho para uma vida correta e digna. Pra mim prevalece uma afirmação que uma negra gaucha me mandou há um tempo: entrar por cotas em uma unipub é como entrar num prédio pelo elevador de serviço.

Nenhum comentário:

Barra Conexions

Barra conexions é um blog para a publicação de qualquer coisa que gente quiser. A gente significa os 3 malucos que se encontram (pelo menos foi assim em 2007)na Barra, bebem vinho e jogam conversa fora.