sábado, 29 de março de 2008

Tira os pontos de interrogação do título ai embaixo!!

Eu adoro Deus e o Diabo na Terra do Sol, até viajo em alguns filmes do cinema novo, mas nunca, jamais, never, em tempo algum eu recomendaria filme mal feito pros outros. só se estão afim de ver além do aspecto técnico, material do filme. E convenhamos: só nos desinteressamos por esses aspectos "fúteis" e "supérfluos" (como edição, iluminação, som, sonoplastia, etc.), quando estamos afim do conto, da história, que precisa ser muito foda pra fazer a gente apreciar filmes da era glauberiana.
Agora, merda mesmo é o bando de gente que passou a fazer filme classe D e E, acahndo que tava seguindo uma linha, um estilo, uma escola. Esse são uns merdas, fazendo filmes como "Gangazumba", "Dedé Mamata" e outros lixos, achando que cinema nacional autêntico tem de ter um som de merda, uma iluminação de merda, uma fotografia de merda e assim vai. Esses merdas, que hoje se acham enciclopédicos e se arvoram a regulamentar oque é cinema e o que não é, esses sim são os verdadeiros merdas. Os produtores da Boca do Lixo eram mil vezes melhores, mais inteligentes e criativos doque qualquer um dessa geração "cinema novo".
Por incrível que pareça, Arnaldo Bloch é um cronista que, pra mim, escreve merda pra cacete, mas desta vez não o fez. Conseguiu resumir muito bem a minha opinião sobre o assunto. Ninguém pode ser canonizado quando lida com questões subjetivas. Não existe o certo na arte, e portanto não existe o absoluto. Qualquer um pode chegar na Capela Cistina e dizer que Michelangelo é uma merda!
Aliás, vai não só pro Bloch, mas pra sua gangue:
o Joaquim é uma merda - estraga toda segunda
o Cuenca é uma merda
o Veríssimo é uma merda - mas tenho uma porrada de livros dele
o Zuenir é uma merda sazonal
e a Ronai as vezes passa um cheque fedorento, deixa marca na calcinha sim!
Só salvam Xexéo - que tenho certeza que a maioria acha uma merda - Agamenon e o Dapieve.
Leio todos, religiosamente, toda semana. (não estou listando os sérios, é claro, pois o Panteon não deve ser citado em vão, como Kamel, Gaspari, Guedes e outros poucos...)
A reação dos "cineastas" foi fascista, obscurantista, dogmática e retrograda. Em resumo - foi burra. Na tentativa, aparentemente bem sucedida, de mostrar que eles são os detentores da verdade e do saber, que eles possuem o monopólio da opinião sobre cinema, foram bem CUT, bem PCO com o Madureira.
Aliás, Madureira realmente não falou merda, fez merda, pois o problema não foi ele ter dito que Glauber é uma merda, e sim para quem e em que lugar.
É isso que dá querer nivelar tratar arte como ciência. Da merda! Ninguém pode dizer que um Einstein era uma merda de físico, mas qualquer um pode, lógicamente dizer que os Beatles faziam uma merda de musica. Não se pode contestar oque é objetivo, mas o subjetivo não só pode como precisa ser contestado para ter algum sentido e sobrevida. Dois e dois serão sempre quatro, e a matemática caga pra quem concorda ou não concorda -oque é científico se basta, e não precisa ser agradável ao humano. Mas Glauber um dia poderá ser esquecido e sua arte perderá relevância e sentido se não provocar mais qualquer reação senão a mera conclusão de que sua obra não passa de um consagrado e indiscutível dois e dois são quatro.
Eu confesso que gosto de alguns filmes da Atlantida (especialmente os do Oscarito), alguns filmes da boca do Lixo, e juro que não perco quando passa no Canal Brasil filmes do Jabor, como "Eu sei que vou te amar" (que me dão a maior vergonha... nunca vejo acompanhado). Confesso que assisto Chica da Silva por causa da Zezé Mota (dane-se o filme! Acabou a cena dela dançando, mudo de canal), e não perco filmes-bandidagem tipo "Lucio Flávio: passageiro da agonia" e "Pixote". gosto até do "Quem matou Pixote", pois gosto de ver aquele bandidinho se ferrar (Mereceu! Que venham os esquerdopatas humanistóides defender aquele zé ruéla!). Gosto de tudo isso, mas sei que é tudo uma merda!
Tentem assistir "Carnaval Atlântida"! Eu tenho em DVD, foi uma fortuna e comprei na Travessa! Mas é um filme de péssima condução, confuso, um som horroroso, uma iluminação e fotografia de arquivos nazistas, um lixo! Mas eu góstcho, porra! rio de me acabar! e se alguém disser que o filme é uma merda, não vou dar xiliques!
PS: Ciro Gomes está ressuscitado no meu album! Como político, mandou bem! me lembrou Danni de vito em "OPP"! Mas é um político... O pior é que a gente tá carente de figuras com discurso carismáticos e consistentes! Mas eu tô que nem aquelas coroas que se fazem de donzelas. Tõ com medo de me apaixonar assim de novo por um político, pois da última vez, o filha da puta prometeu mundos e fundos, e hoje só me maltrata, arranca meu dinheiro e me xinga de elite! Diz que eu não quero ver pobre bem, comprando mp3 player com bolsa família, e se esquece que eu também sou pobre, e tõ ficando ainda mais pobre por causa dele, que me arranca dinheiro pra gastar ocm seus amigos lá de Brasilia. Tenho medo de cair nessa de novo. Vou ficar ouvindo Fatima Guedes no sofá, tomando Merlot e lendo Marie Claire...

Nenhum comentário:

Barra Conexions

Barra conexions é um blog para a publicação de qualquer coisa que gente quiser. A gente significa os 3 malucos que se encontram (pelo menos foi assim em 2007)na Barra, bebem vinho e jogam conversa fora.