quarta-feira, 29 de agosto de 2007

PRECONCEITO

Esse seu exemplo seria verdade se a gente tivesse o mesmo comportamento em relação aos brancos de olhos verdes!
Não concordo com você,´pra mim é preconceito e racismo.
Vi um dia um sociólogo falar sobre o quanto a nossa sociedade não faz idéia o que é nascer negro, aquela coisa automática que as pessoas sentem quando dão de cara com alguém AFRODESCENDENTE=arg , se verdadeiramente a população encara com a mesma naturalidade quando aparece a pessoa que já está formada na mente dela.O que eu penso tb é que existe outros preconceitos e nem por isso as pessoas deixam de viver, exemplo típico é o preconceito e a discriminação sequelada que a população tem contra os americanos, ao ponto de torcer pelo terrorismo quando morreram 4 mil pessoas no WTC.

2 comentários:

Unknown disse...

É apenas uma questão de conceito, Sérgio. Eu sou negro e sei te dizer como é. Já passei por várias situações de preconceito, a quase totalidades delas de caráter negativo. No entanto, veja só, tem alguns preconceitos que são inofensivos, tais como: todo preto gosta de samba e pagode, tem pau grande, sabe jogar fuitebol, e etc.. Nenhum destes preconceitos levam a segregação que é a expressão do racismo. Você não se torna racista por achar que sua filha será mais feliz se casar com um brasileiro do que com um Iraquiano. Se não tem preconceitos contra os brancos de olhos verdes é por que nossa sociedade os valoriza como algo raro e desejável, afinal somos mestiços. Da mesma forma que Europeus vem ao Brasil casar com mulatas ou adotar crianças negras. Se fôssemos racistas pra valer eu seria cada vez mais mal tratado quando maior fosse o nível sócio-econômico do meio em que eu estivesse, pois o racismo, se é racismo, não é abolida somente com educação e dinheiro, ao contrário, a condição econômica propicia mais condições de segregação. Veja exemplos como Àfrica Do Sul, EUA , Alemanha Nazista o massacre de Ruanda.
Sou contra os preconceitos mas não os confundo com racismo.
O racista que eliminar, destruir ou segregar a raça que ele considera indesejável. O preconceituoso tem daquele que ele considera indesejável uma valiação preconcebida e só. Avaliação que pode mudar conforme esta pessoa tenha maior nível educacional.
O racista geralmente não muda.

Sérgio"Mendes" disse...

Também não penso que tudo é preconceito, deve ser muito difícil viver assim, mas entre escolher uma coisa a outra sem avaliar a fundo,aí sim é um preconceito, não uma discriminação.Também não penso que é uma questão econômica ou de nível social, todas as esferas são preconceituosas, mas o mais importante é que quem tem uma visão mais elaborada e sabe lidar com a diferença tentar se posicionar diante d um fato absurdo, isso está acima de tudo que estamos discutindo, isso é cidadania.Isso que esse europeu que vc falou tem, claro, não todos, mas a UEFA puniu o time de futebol que discriminou o negro, o ETTO se revoltou em um jogo e não queria mais jogar e todos ficaram do seu lado.
Gostaria muito de ver algo parecido no BRASIL, mesmo sabendo que não se "acaba" com preconceito, " a idiotice é a pedra da gávea, ela é ineXpugnável" NELSON RODRIGUES.
PS OS CARAS QUE EU CONHEÇO MAIS RACISTA SÃO DE ALTO NÍVEL "CULTURAL".

Barra Conexions

Barra conexions é um blog para a publicação de qualquer coisa que gente quiser. A gente significa os 3 malucos que se encontram (pelo menos foi assim em 2007)na Barra, bebem vinho e jogam conversa fora.